Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19,20.JESUS CRISTO 

                   

 

PARCEIROS DAS RÁDIOS, VERDADE GOSPEL E WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL, QUE RETRANSMITEM A NOSSA PROGRAMAÇÃO PARA TODO O PLANETA,VOCÊ TAMBÉM PODE ANUNCIAR NESSE ESPAÇO FALE CONOSCO 44 99966-0058 UMA ORGANIZAÇÃO LUIZ SOARES,JESUS A SINTONIA PERFEITA PARA O SEU DIA-A-DIA.
RÁDIO VERDADE GOSPEL A RÁDIO DA ATUALIDADE CRISTÃ LEVANDO VOCÊ MAIS PERTO DE DEUS.ORGANIZAÇÃO SERVO LUIZ SOARES. WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL,TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA COM A RÁDIO VERDADE GOSPEL 24 HORAS NO AR,TRAZENDO PARA VOCÊ OUVINTE O MELHOR DO MUNDO GOSPEL.VISITE TAMBÉM O SITE DA WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL. www.webradiolovesomgospel.com FALE CONOSCO 44 99966-0058

webradioverdadegospel@gmail.com  (44)99966-0058

O MELHOR DO MUNDO GOSPEL 24 HORAS  NO AR UMA ORGANIZAÇÃO DO SERVO LUIZ SOARES
         
          

 

 
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
Qual história bíblica você acha mais interessante?
História de Paulo
História da rainha Ester
História de David
História de Moisés
História de Abraão
História de Jó
História de Sansão
História de Pedro
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (8860 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...

 



 





Estudo sobre Gênesis 1.26-31
Estudo sobre Gênesis 1.26-31

INTRODUÇÃO

No sexto dia Deus criou o homem. A importância da criação do homem no plano de Deus é indicada de diversas maneiras.

I. O AUGE DA SEMANA DA CRIAÇÃO.

O homem foi criado por ultimo por várias razões:

A. O homem foi o ponto mais alto e o principal propósito da criação.

B. Porque tudo foi criado para o benefício do homem. Deus terminou a habitação do homem antes de cria-lo, para que Adão já fosse colocado em um ambiente perfeito [vers. 28-30].

C. Alguns sugerem que o homem foi criado por ultimo, a fim de que todos soubessem que ele nem aconselhou, e nem ajudou a Deus na obra da criação [Jó 38:1-4].

Ao declarar que o homem foi o auge da criação, nós não pretendemos exaltar o homem, criando assim orgulho. Entretanto, há duas coisas que deveriam ser lembradas: Primeiro, nós precisamos recordar que somente a humanidade foi criada á imagem de Deus. Segundo, não podemos esquecer que na criação do homem, Deus já sabia que Adão cairia em pecado, assim como, já havia planejado a redenção através de seu Filho Jesus Cristo. Quando lembramos que Cristo tomou a forma de homem para morrer pelos pecadores, vemos a importância da criação do homem. Isto não é motivo de orgulho, antes de gratidão e adoração [Salmo 8:3-9].

Nota: A criação dos anjos não é mencionada em Gênesis, mas nós sabemos que eles são seres criados [Ezequiel 28:14-15].

II. O HOMEM À IMAGEM DE DEUS.

Somente o homem foi criado à imagem de Deus. A importância disto é enfatizada quando Deus, na primeira vez na semana da criação, deliberou isto consigo mesmo [vers. 26]. O pronome no plural [vers. 26] novamente indica a Tri-unidade de Deus.

Nós deveríamos questionar a nós mesmos o que significa a expressão “imagem de Deus?” Alguns têm sugerido que isto se refere à fala, inteligência, capacidade de domínio e a alma imortal.

Enquanto estas coisas podem ser incluídas no conceito, o ponto principal, entretanto, é a original natureza santa do homem. O ser humano foi criado com um amor à Deus e à sua bondade.

Esta imagem foi corrompida e principalmente perdida na queda de Adão [Romanos 5:12]. Através de Jesus Cristo esta imagem é restaurada no Novo Nascimento [Colossenses 3:10; Efésios 4:24]. Sem dúvida nenhuma a imagem será realmente mais clara na ressurreição, quando nós seremos completamente redimidos por Cristo [Romanos 8:29; I João 3:2].

III. OS SEXOS – VERSÍCULO 27.

Vamos discutir este assunto no capítulo dois, portanto não iremos entrar em detalhes agora, mas, tenha em mente que macho e fêmea foram ambos feitos à imagem Deus.

IV. O DOMÍNIO DO HOMEM – VERSÍCULOS 26 E 28.

Deus não deu apenas ao homem a ordem para povoar a terra, mas também para domina-la. Toda a natureza foi criado para uso do homem. Neste mandamento vemos o mandato para toda a verdadeira ciência. Todo avanço na agricultura, criação de animais, transporte, energia, química, medicina e outros campos é incluído neste termo.

A idéia de o homem estar no comando refuta os modernos ambientalistas, que vêem o homem como um intruso no mundo. Enquanto é uma tolice abusar da generosidade da terra, o seu uso legítimo é um privilégio que Deus deu ao homem.

Em Hebreus 2:6-8 nós temos uma citação do Salmo 8, que expõe o plano de Deus para que o homem exercesse domínio, como originalmente declarado em Gênesis cap. 1 e 2. Entretanto, na ultima parte de Hebreus 2:8 nós vemos que o homem falhou por causa do pecado. A ciência tem andado a passos largos, mas por causa da maldição [Gênesis 3:17-18], uma grande parte da natureza está fora do controle do homem. Fomes, secas, tempestades, animais cruéis, pragas, plantas e insetos perigosos, e ainda doenças e envelhecimento amaldiçoam a terra. A ciência está limitada as suas habilidades. A morte é o destino final de tudo.

Louvado seja Deus que Hebreus 2:9 nos traz gloriosas boas novas! Embora nós não podemos ver tudo que está sob o domínio do homem [Hebreus 2:8b], nós vemos Jesus [Hebreus 2:9]. Vindo em forma de homem, Ele dominará naquilo que o homem falhou em alcançar. Não somente a maldição da natureza será interrompida [Isaías 11:6-9], mas tudo estará sob o Seu controle [Efésios 1:20-22; I Coríntios 15:25]. Jesus Cristo, o ultimo Adão [I Coríntios 15:45], será bem sucedido onde o ultimo Adão falhou.

V. A PROVISÃO DE DEUS PARA O HOMEM – VERSÍCULOS 29-30.

Como Deus é bom! Tudo o que o homem precisava foi lhe concedido em abundância. Não somente as coisas necessárias, mas também variedade e beleza foram doadas. Mesmo hoje nós devemos ver a natureza como a provisão divina para nós. Sem dúvida, a maldição do pecado reduziu grandemente a variedade e tranqüilidade do cultivo e da colheita, entretanto, nós ainda vivemos em um mundo de abundantes capacidades. Mesmo as plantas híbridas e animais que o homem desenvolve, são somente viáveis porque Deus colocou aquelas possibilidades na composição genética das plantas e animais.

VI. A SATISFAÇÃO DE DEUS.

A cada uma das partes da sua obra, Deus disse que “era bom” [vers. 12, 18 e outros]. Entretanto ao terminar o universo Ele disse que tudo era muito bom [Gên. 1:31]. Deus teve grande prazer na sua criação. Que universo maravilhoso em que nós vivemos! Que sabedoria e poder são manifestadas no seu desenho [Salmos 19:1-4]! Que variedade, beleza, bondade e harmonia são manifestadas. O homem era santo e a criação era maravilhosa. Que habitação tinha o homem antes da entrada do pecado.

 



 


 

 


 

 
 

 

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

topo