Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19,20.JESUS CRISTO 

                   

 

PARCEIROS DAS RÁDIOS, VERDADE GOSPEL E WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL, QUE RETRANSMITEM A NOSSA PROGRAMAÇÃO PARA TODO O PLANETA,VOCÊ TAMBÉM PODE ANUNCIAR NESSE ESPAÇO FALE CONOSCO 44 99966-0058 UMA ORGANIZAÇÃO LUIZ SOARES,JESUS A SINTONIA PERFEITA PARA O SEU DIA-A-DIA.
RÁDIO VERDADE GOSPEL A RÁDIO DA ATUALIDADE CRISTÃ LEVANDO VOCÊ MAIS PERTO DE DEUS.ORGANIZAÇÃO SERVO LUIZ SOARES. WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL,TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA COM A RÁDIO VERDADE GOSPEL 24 HORAS NO AR,TRAZENDO PARA VOCÊ OUVINTE O MELHOR DO MUNDO GOSPEL.VISITE TAMBÉM O SITE DA WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL. www.webradiolovesomgospel.com FALE CONOSCO 44 99966-0058

webradioverdadegospel@gmail.com  (44)99966-0058

O MELHOR DO MUNDO GOSPEL 24 HORAS  NO AR UMA ORGANIZAÇÃO DO SERVO LUIZ SOARES
         
          

 

 
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
Qual história bíblica você acha mais interessante?
História de Paulo
História da rainha Ester
História de David
História de Moisés
História de Abraão
História de Jó
História de Sansão
História de Pedro
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (8860 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...

 



 





Estudo sobre Gênesis 20.1-18
Estudo sobre Gênesis 20.1-18

INTRODUÇÃO

A narrativa agora se volta para Abraão no momento em que ele tropeça e falha em confiar no Senhor. Ainda que a sua vida era certamente mais produtiva do que a de Ló, devemos lembrar que nenhum homem está livre do pecado abrigado em sua vida [Romanos 7:18-24]. Vamos humildemente nos lembrar que somos sustentados pela graça de Deus, e que devemos orar diariamente para a libertação do pecado [Mateus 6:13]. Que a consideração da nossa própria fraqueza nos ajude a sermos mais mansos no trato com os irmãos que erram [Gálatas 6:1].

I. A MUDANÇA DE ABRAÃO – VERSÍCULO 1.

Apesar de Abraão viver como peregrino na terra, nós não sabemos o que ocasionou esta mudança. Talvez a destruição de Sodoma fez com que toda aquela área se tornasse desagradável.

II. UMA COMPLICAÇÃO – VERSÍCULO 2.

Os problemas começaram a surgir quando o Rei de Gerar tomou Sara para ser sua futura esposa. Abraão havia provocado isto quando a fez passar por sua irmã. Ela de fato era sua “meia-irmã” e sua esposa.

Note agora vários assuntos de interesse:

A. O pecado e a fraqueza devem ser mortificados [Romanos 13:14], ou eles causarão futuros fracassos em nossas vidas. Anteriormente em sua vida Abraão tinha usado esta mesma tática comprometedora em vez de confiar em Deus [Gênesis 12:10-20]. Agora o vemos falhando novamente por não ter verdadeiramente vencido ou conquistado este pecado [Gênesis 20:13]. Ele deveria ter orado e buscado a ajuda de Deus, em vez de deixar a porta aberta para futuros problemas.

B. É triste o fato de que os nossos pecados afetam outras pessoas. As crianças são muitas vezes levadas a se desviarem pelo mau exemplo de seus pais [Êxodo 20:5]. Alguns anos mais tarde, Isaque caiu neste mesmo pecado e no mesmo lugar [Gênesis 26:6-11].

C. Tem sido sempre levantada a questão do por que Abimeleque queria Sara como esposa. Há duas possíveis razões para isso:

1. Sara era uma mulher lindíssima [Gênesis 12:10]. Talvez sua beleza tinha sido divinamente restaurada enquanto Deus a preparava para conceber Isaque.

2. As intenções de Abimeleque em se casar com Sara poderiam ser de ordem política. Abraão era um homem rico e próspero, e o casamento freqüentemente foi usado na história como uma forma de aliança política.

III. DIVINA INTERVENÇÃO – VERSÍCULOS 3-7.

Deus tem ciúmes de Seu povo e especialmente de Seus servos [Mateus 18:6; Salmo 105:15; Isaías 54:17]. Deus tinha um plano para Abraão que Abimeleque estava prestes a interromper. Abraão não foi inocentado pelo seu comportamento, mas os planos de Deus para ele deveriam continuar. Se Abimeleque tivesse tomado Sara por mulher, nem Isaque, nem a nação de Israel e muito menos o nosso Senhor Jesus Cristo teriam nascido. O propósito de Deus não pode ser impedido, embora algumas vezes ele pareça estar sendo ameaçado.

Vamos olhar a um outro ângulo da verdade. Abimeleque foi impedido de pecar porque Deus conhecia a retidão de seu coração. Ele não sabia que Sara era casada. Há uma lição verdadeira aqui. Muitas tentações e pecados chegam furtivamente até nós, mas Deus livra todo aquele que é humilde e ora [Provérbios 16:18; Mateus 6:13]. Ele pode permitir que o altivo de coração caia, como forma de castigo e punição.

IV. ABIMELEQUE QUESTIONA ABRAÃO – VERSÍCULOS 8-13.

Deus sabe como falar com um homem a fim de impressioná-lo. Abimeleque sabia que o Deus de todo poder havia falado, e que ele não tinha outro recurso senão obedecer. Note que no versículo 8, até mesmo os servos de Abimeleque levaram a mensagem a sério. Tudo isso nos faz lembrar de duas coisas que Abraão esqueceu:

A. A Soberania Universal de Deus. – No versículo 11, Abraão expõe seus temores declarando que não acreditava que em Gerar havia temor de Deus. Parece que ele acreditava que se ele estivesse em um lugar que não temesse ao Senhor, ele estaria fora da proteção de Deus. Ele se esqueceu de que nós nunca podemos sair da presença e do poder de Deus [Salmo 139]. Deus pode trabalhar na mente de todos os homens, e pode dirigir o caminho do homem em qualquer época [Provérbios 21:1]. Nem mesmo Satanás pode fazer qualquer coisa contra os filhos de Deus, a menos que ele receba permissão de Deus para isso [Lucas 22:31]. Este é o tema do livro de Jó, Daniel e Ester.

B. Ele se esqueceu de que aquele que tem fé em Deus, não precisa ter medo do homem. O medo do homem sempre nos levará a tropeçar e pecar [Provérbios 29:25; Jeremias 1:17].

V. ABIMELEQUE RECOMPENSA ABRAÃO – VERSÍCULOS 14-16.

Após Abimeleque ser repreendido por Deus, ele faz uma pronta restituição. Ele não somente restituiu Sara, mas também se desculpou e procurou recompensar Abraão pelo ocorrido, oferecendo-lhe presentes. Enquanto tudo isso parece ser injusto para com Abimeleque, vamos nos lembrar que Abraão podia estar correto em seu julgamento a respeito do povo de Gerar. Quem sabe se eles não matariam Abraão? O seu erro foi confiar em seus próprios planos em vez de confiar em Deus.

VI. A INTERCESSÃO DE ABRAÃO – VERSÍCULOS 17-18.

Abraão não era perfeito, mas era um filho de Deus. Ele podia orar porque sabia como se aproximar de Deus através de Cristo. Deus permitiu que Abraão tivesse um sucesso público em suas orações, para que todos soubessem que Abraão era um vaso escolhido por Ele.

 



 


 

 


 

 
 

 

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

topo