Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19,20.JESUS CRISTO 

                   

 

PARCEIROS DAS RÁDIOS, VERDADE GOSPEL E WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL, QUE RETRANSMITEM A NOSSA PROGRAMAÇÃO PARA TODO O PLANETA,VOCÊ TAMBÉM PODE ANUNCIAR NESSE ESPAÇO FALE CONOSCO 44 99966-0058 UMA ORGANIZAÇÃO LUIZ SOARES,JESUS A SINTONIA PERFEITA PARA O SEU DIA-A-DIA.
RÁDIO VERDADE GOSPEL A RÁDIO DA ATUALIDADE CRISTÃ LEVANDO VOCÊ MAIS PERTO DE DEUS.ORGANIZAÇÃO SERVO LUIZ SOARES. WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL,TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA COM A RÁDIO VERDADE GOSPEL 24 HORAS NO AR,TRAZENDO PARA VOCÊ OUVINTE O MELHOR DO MUNDO GOSPEL.VISITE TAMBÉM O SITE DA WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL. www.webradiolovesomgospel.com FALE CONOSCO 44 99966-0058

webradioverdadegospel@gmail.com  (44)99966-0058

O MELHOR DO MUNDO GOSPEL 24 HORAS  NO AR UMA ORGANIZAÇÃO DO SERVO LUIZ SOARES
         
          

 

 
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
Qual história bíblica você acha mais interessante?
História de Paulo
História da rainha Ester
História de David
História de Moisés
História de Abraão
História de Jó
História de Sansão
História de Pedro
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (8860 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...

 



 





Estudo sobre Gênesis 2.18-25
Estudo sobre Gênesis 2.18-25

INTRODUÇÃO

Esta curta e simples narrativa nos traz a origem da mulher, casamento e família. Muitos dos preceitos que tratam ao respeito do plano de Deus e ordem no casamento estão baseados nesta porção das Escrituras.

I. A NECESSIDADE – VERSÍCULO 18.

Enquanto tudo o que Deus havia feito era bom, neste ponto algo estava incompleto. O macho sem uma fêmea estava fisicamente e psicologicamente carente. A reprodução era impossível. Ainda que uma criança pudesse ser gerada de outra maneira, ainda assim a família não seria completa. A criança necessita do amor do pai e da mãe. O homem e a mulher unidos pelo matrimônio formam uma unidade física e emocional que supre as necessidades um do outro, bem como, provêm um ninho para criar a criança. Verdadeiramente a mulher é a ajudadora adequada e idônea para o homem. Miseravelmente em virtude da entrada do pecado, o casamento termina em divórcio. Outros continuam enquanto os parceiros desenvolvem-se separadamente. Nossa meta deveria ser a de crescermos juntos, como um, para benefício de ambos. Para que isto ocorra, devemos buscar o cônjuge “no Senhor” [Provérbios 19:14], e seguir os preceitos das Escrituras para o casamento.

Nota: A Bíblia reconhece que alguns têm o dom de permanecer solteiros e ainda assim servir e agradar a Deus [I Coríntios 7:7-9].

II. A NECESSIDADE EVIDENCIADA – VERSÍCULOS 19-20.

Visto que Adão era para exercer domínio [Gênesis 1:26], Deus trouxe os animais para que ele desse nome a cada um deles. Muitos têm mencionado que aqui nós temos a implicação de que o intelecto de Adão antes da queda era mais perfeito do que o intelecto do homem após a entrada do pecado e da doença. O trabalho de dar nomes aos animais era uma tarefa enorme, como mesmo os cientistas sabem. Sem dúvida, o principal propósito que Deus tinha para que Adão desse nome aos animais, era mostrar à ele a necessidade de uma companheira. Adão certamente percebeu que os animais vinham em pares. Ele também deve ter percebido que por mais que os animais pudessem lhe trazer benefícios, nenhum era idôneo ou adequado à ele como companheira.

III. A NECESSIDADE SUPRIDA – VERSÍCULOS 21-25.

Após mostrar a Adão a necessidade de uma companheira, Deus se encarregou de supri-la. Colocando Adão em um profundo sono, Deus tomou uma de suas costelas e fez a mulher. Este método que Deus utilizou, levou um pregador a se referir à mulher como o “pó duplicadamente refinado e duplamente removido da terra”. Sem dúvida a mulher foi feita do homem e não diretamente do pó, para enfatizar a unidade dos dois e a prioridade do homem.

A criação da mulher aconteceu enquanto o homem estava adormecido. Alguns têm sugerido que isto assim ocorreu para que todos soubessem que Adão não aconselhou a Deus. Certamente o motivo óbvio era para que Adão não sentisse dor nenhuma, em um mundo sem a presença do pecado. O Sir James Simpson, que descobriu o clorofôrmio, ficou muito impressionado com esta passagem das Escrituras. Ele era um Cristão consagrado, e lutava com a questão moral do uso da anestesia. Foi esta passagem que o convenceu a prosseguir com uma consciência clara e assim beneficiar a humanidade. Ele viu que Deus usou a anestesia na primeira cirurgia.

IV. CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES.

A. A Instituição do casamento – versículo 22-24.

Estas passagens bíblicas provam que o casamento é uma instituição divina. Deus pessoalmente realizou o primeiro casamento. De fato, o casamento, foi a única instituição que começou antes da queda do homem. Quão infelizmente o pecado do homem tem deformado o plano de Deus. A intenção de Deus é que o casamento seja uma indissolúvel e abençoada união. Um homem e uma mulher unidos e sendo exclusivos dos demais. O pecado trouxe o divórcio, a poligamia, o concubinato, a poliandria, o adultério, a promiscuidade e a perversão. Mesmo o divórcio encontrado nas Escrituras é uma concessão por causa do pecado. Isto não faz parte do plano original de Deus [Mateus 19:8-9].

B. A Ordem dos Sexos.

Em I Timóteo 2:11-13, Paulo observa a ordem da criação. O homem foi criado primeiro, e então foi feita a mulher para seu benefício. Podemos ver isso também em I Coríntios 11:7-9. O apóstolo Paulo ensina sobre a liderança do homem baseado neste fato. (Vamos lembrar que não devemos abusar desta posição. Paulo dá equilíbrio a este ensino, lembrando ao homem seu débito para com o sexo feminino [I Coríntios 11:11-12]. Também em Efésios cap. 5, a liderança oficial do homem [Efésios 5:23-24] é temperada com a introdução dos mútuos deveres de submissão [Efésios 5:21]).

Matthew Henry, um escritor famoso, disse a respeito da criação de Eva, que ela “não foi feita a partir da cabeça do homem, para não ter domínio sobre ele, nem foi feita de seus pés, para que não fosse pisada por ele, mas, do seu lado, para ser de igual valor a ele, debaixo de seus braços, para ser protegida e perto de seu coração, para ser amada”.

V. A INOCÊNCIA ORIGINAL DO HOMEM – VERSÍCULO 25.

Parece estranho que em toda a natureza somente o homem se veste com uma cobertura artificial. As roupas vieram com a entrada do pecado. Antes da queda o homem e a mulher estavam nus e não se envergonhavam. Tem muito aqui que provavelmente nós não entendemos. Um pregador sugeriu que antes que o homem pecasse, ele se vestia da luz que vinha da presença de Deus. A rosto de Moisés brilhava depois que ele saia da presença de Deus [Êxodo 34:29-35]. Isto é somente uma teoria, mas apesar disso, explica porque Adão e Eva se envergonharam de sua nudez após a entrada do pecado. De qualquer forma, nós sabemos que Deus vestiu o homem e pretende que o homem ande vestido hoje. Toda forma de nudez e falta de modéstia não agradam a Deus [I Timóteo 2:9].

Nota: Matthew Henry habilmente escreveu: “corar é agora a cor da virtude, mas não era naquela época a cor da inocência. Pois aqueles que não tinham pecado em suas consciências, podiam muito bem não ter vergonha em seus rostos, embora seus corpos não estivessem vestidos”.

 



 


 

 


 

 
 

 

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

topo