Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19,20.JESUS CRISTO 

                   

 

PARCEIROS DAS RÁDIOS, VERDADE GOSPEL E WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL, QUE RETRANSMITEM A NOSSA PROGRAMAÇÃO PARA TODO O PLANETA,VOCÊ TAMBÉM PODE ANUNCIAR NESSE ESPAÇO FALE CONOSCO 44 99966-0058 UMA ORGANIZAÇÃO LUIZ SOARES,JESUS A SINTONIA PERFEITA PARA O SEU DIA-A-DIA.
RÁDIO VERDADE GOSPEL A RÁDIO DA ATUALIDADE CRISTÃ LEVANDO VOCÊ MAIS PERTO DE DEUS.ORGANIZAÇÃO SERVO LUIZ SOARES. WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL,TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA COM A RÁDIO VERDADE GOSPEL 24 HORAS NO AR,TRAZENDO PARA VOCÊ OUVINTE O MELHOR DO MUNDO GOSPEL.VISITE TAMBÉM O SITE DA WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL. www.webradiolovesomgospel.com FALE CONOSCO 44 99966-0058

webradioverdadegospel@gmail.com  (44)99966-0058

O MELHOR DO MUNDO GOSPEL 24 HORAS  NO AR UMA ORGANIZAÇÃO DO SERVO LUIZ SOARES
         
          

 

 
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
Qual história bíblica você acha mais interessante?
História de Paulo
História da rainha Ester
História de David
História de Moisés
História de Abraão
História de Jó
História de Sansão
História de Pedro
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (8860 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...

 



 





Estudo sobre Gênesis 4.16-26
Estudo sobre Gênesis 4.16-26

INTRODUÇÃO

Nestes poucos versículos nós temos o desenvolvimento da civilização. Infelizmente os efeitos do pecado se sobressaem. Mesmo aqui, os pecados que culminaram no dilúvio começaram a ser praticados.

I. CAIM – VERSÍCULOS 16-18.

Caim deixou o lugar onde Deus era adorado e começou a sua peregrinação. Após algum tempo ele construiu uma cidade (provavelmente a chamaríamos de vilarejo fortificada) e a chamou segundo o nome de seu filho. Seu propósito em construir uma cidade era sem duvida o de se proteger, como também desejava reverter a maldição que pesava sobre ele [vers. 14].

Parece estranho que a primeira cidade e os primeiros progressos na arte, nos trabalhos manuais e na criação de animais foram produzidos por Caim e pela sua descendência ímpia. A fé verdadeira tem sido sempre uma amiga da verdadeira ciência e cultura, mas aqueles que não têm uma celestial esperança, estão mais interessados nos confortos deste mundo. Geralmente aqueles que buscam o progresso atual nunca pensam da eternidade. Este mundo é o único interesse deles.

II. LAMEQUE – VERSÍCULOS 19-24.

A medida em que percorremos a lista dos descendentes de Caim, nós encontramos Lameque. Ele e os seus filhos foram muito influentes na história da humanidade. Infelizmente, como Caim, a sua influência não foi para o bem. Esta família fez grandes progressos, mas nenhum deles foi de âmbito espiritual.

A. Aqui vemos o primeiro polígamo [vers. 19]. A intenção de Deus era a união de um homem e uma mulher até que a morte os separasse. A sexta geração de Adão viu esta ordem ser pervertida por Lameque. Que choque isto causou naqueles que andavam retamente. Os nomes hebraicos das esposas parecem indicar que o problema de Lameque foi a concupiscência.

Miseravelmente hoje, homens e mulheres vivem juntos sem o benefício nenhum do matrimônio. Nos temos caído e afundado mais do que Lameque.

B. Nesta passagem nós temos o primeiro homem que aperfeiçoou a criação de gado. As tendas foram inventadas para acompanhar os pastos.

C. Aqui nos é dado a origem da música na raça humana. A música é um dom de Deus e deveria ser usada para Sua adoração. Infelizmente ela é usada para abafar a memória de Deus

D. Temos aqui o pai dos que trabalham com metais. Note que Tubalcaim foi um instrutor nesta arte.

E. A primeira poesia escrita também nos é dada aqui. Lameque tinha sido insultado ou injuriado por alguém, e então ele lhe tirou a vida. Ao invés de sentir remorso, ele se orgulhou disto perante suas esposas, compondo o que no texto em hebraico é conhecido como um poema. Esta canção é conhecida como “insulto” ou “canção da espada.” As palavras desta canção revelam quão ímpio Lameque era. Ele não se orgulhou somente de sua vingança, mas o versículo 24 em essência significa: “Eu farei mais para me vingar do que Deus poderia ter feito para vingar Caim, se ele tivesse sido morto.” Alguém sugeriu que o orgulho de Lameque e sua confiança foram inflamados pelo fato de seu filho Tubalcaim ter feito a primeira espada ou lança.

A canção de Lameque também parece ter um tom de auto justiça. No versículo 24, ele parece justificar suas ações. Este pensamento parece estar implícito: “Eu sou mais justo do que Caim, pois eu matei quem merecia morrer, portanto, quem me ferir, deve ser duramente vingado.” Os homens aprenderam cedo a justificar suas próprias ações, apontando para os pecados dos outros.

III. SETE – VERSÍCULOS 25-26.

Sete significa “nomeado” ou “firmemente estabelecido.” Eva o viu como alguém enviado para repor o lugar de Abel. Enquanto os pais do progresso material vieram da linhagem de Caim, foi de Sete que Noé, Abraão, e eventualmente o Salvador nasceu. No versículo 26, nos é dito que Sete teve um filho chamado Enos, que significa “fraco” ou “aflito.” A ultima declaração do versículo 26 é de difícil entendimento. Ela parece indicar que no tempo de Enos, os homens começaram a se separar publicamente para a adoração e a se identificar como seguidores de Deus. Como a maioria abandonou a Deus, os fiéis começaram a se destacar. O nome Enos pode indicar que o povo de Deus começou a ser afligido pelo mundo e então procuraram se reunir.

 



 


 

 


 

 
 

 

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

topo