Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19,20.JESUS CRISTO 

                   

 

PARCEIROS DAS RÁDIOS, VERDADE GOSPEL E WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL, QUE RETRANSMITEM A NOSSA PROGRAMAÇÃO PARA TODO O PLANETA,VOCÊ TAMBÉM PODE ANUNCIAR NESSE ESPAÇO FALE CONOSCO 44 99966-0058 UMA ORGANIZAÇÃO LUIZ SOARES,JESUS A SINTONIA PERFEITA PARA O SEU DIA-A-DIA.
RÁDIO VERDADE GOSPEL A RÁDIO DA ATUALIDADE CRISTÃ LEVANDO VOCÊ MAIS PERTO DE DEUS.ORGANIZAÇÃO SERVO LUIZ SOARES. WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL,TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA COM A RÁDIO VERDADE GOSPEL 24 HORAS NO AR,TRAZENDO PARA VOCÊ OUVINTE O MELHOR DO MUNDO GOSPEL.VISITE TAMBÉM O SITE DA WEB RÁDIO LOVE SOM GOSPEL. www.webradiolovesomgospel.com FALE CONOSCO 44 99966-0058

webradioverdadegospel@gmail.com  (44)99966-0058

O MELHOR DO MUNDO GOSPEL 24 HORAS  NO AR UMA ORGANIZAÇÃO DO SERVO LUIZ SOARES
         
          

 

 
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
Qual história bíblica você acha mais interessante?
História de Paulo
História da rainha Ester
História de David
História de Moisés
História de Abraão
História de Jó
História de Sansão
História de Pedro
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (8860 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...

 



 





Salmos: O Hinário de Israel
Salmos: O Hinário de Israel

Praticamente todas as pessoas que já abriram uma Bíblia sabem um pouco sobre o livro de Salmos. Suas passagens confortantes são repetidas e repassadas em todos os momentos: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará” (Salmo 23:1); “SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração” (Salmo 90:1); entre muitas outras. Este livro é uma coletânea de salmos escritos por diversos autores ao longo de mais de nove séculos. O Salmo 90 foi escrito por Moisés na época da saída dos israelitas do Egito (século XV a.C.) e outros se referem ao cativeiro na Babilônia (Salmo 137) e à volta do cativeiro (Salmo 147), chegando até o século VI ou V a.C.

A maioria dos salmos foi escrita por Davi, o segundo rei de Israel (reinou por 40 anos, começando cerca de 1010 a.C.). Quando juntamos com seus salmos aqueles escritos por Asafe e os filhos de Corá, percebemos claramente que a maioria foi escrita especificamente no contexto da adoração a Deus em Jerusalém. Davi, o rei que projetou o templo que foi construído pelo seu filho, Salomão, se dedicou muito à organização do louvor em Jerusalém. Asafe e os descendentes de Corá estavam entre os responsáveis para o serviço musical, e contribuíram com vários dos salmos.

O livro de Salmos é dividido em cinco partes ou livros, e cada um destes livros encerra-se com uma doxologia, ou palavra de louvor, nos lembrando do propósito principal dos salmos: levantar para Deus as expressões de adoração dos seus servos. O primeiro livro inclui os Salmos 1 a 41 e termina com estas palavras: “Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, da eternidade para a eternidade! Amém e amém!” (41:13). Encontramos palavras semelhantes nos finais dos outros livros: Livro II (Salmos 42 a 72) – veja Salmo 72:18-19; Livro III (Salmos 72 a 89) - veja Salmo 89:52; Livro IV (Salmos 90 a 106) - veja Salmo 106:48; Livro V (Salmos 107 a 150) - veja Salmo 150:1-6.

Os salmos são poemas, e assim encontramos as qualidades de poesia. Ritmo, uma das características comuns de poesia, geralmente se perde no processo de tradução de um idioma para outro. Por isso, conseguimos cantar os salmos somente com alguma adaptação métrica. Mas uma outra característica da poesia dos Salmos é o uso frequente do paralelismo, onde duas frases sucessivas apresentam a mesma ideia em palavras diferentes, ou duas ideias opostas apresentadas em contraste. Exemplos são fáceis de encontrar.

A mesma ideia em frases paralelas: “Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?” (Salmo 15:1). “Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite” (Salmo 19:2).

As duas frases apresentando contraste: “Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá” (Salmo 1:6).

A segunda frase completando a afirmação iniciada na primeira: “Tributai ao Senhor, filhos de Deus, tributai ao Senhor glória e força” (Salmo 29:1). “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade” (Salmo 145:18).

Um outro estilo de poesia é o acróstico, onde cada estrofe do salmo começa com uma letra diferente do alfabeto hebraico. O exemplo mais notável é o Salmo 119, com 22 estrofes de 8 versículos cada. Todos os versículos na mesma estrofe iniciam com a mesma letra. Esta característica, também, é perdida na tradução para outros idiomas.

A característica mais importante dos Salmos, porém, é o seu conteúdo. Este livro trata de diversos assuntos importantes, respondendo às dúvidas dos servos de Deus, buscando a proteção e conforto divino, apoiando e pedindo a justiça de Deus e, acima de tudo, dando para o Senhor a honra e glória que pertencem exclusivamente a ele!

–por Dennis Allan

 



 


 

 


 

 
 

 

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

topo